Carregando...

Atenção! Proteja-se contra fraudes de boletos. Saiba como identificar cobranças falsas. Clique aqui.

CONTRA FRAUDE

Prevenção a
fraudes em boletos

Fraude de Boletos

A fraude de boleto é uma prática criminosa em que hackers modificam o código de barras ou a linha digitável de um boleto bancário, redirecionando o pagamento para contas fraudulentas.

Isso geralmente ocorre por meio de vírus ou sites falsos que alteram os dados do boleto sem que a vítima perceba.

Para se proteger, é importante verificar sempre os dados do beneficiário antes de realizar o pagamento, evitar acessar boletos em redes públicas e utilizar programas antivírus atualizados.

Nossas orientações

EMISSÃO DE 2º VIA DE BOLETO

Acesse o site oficial:
Navegue até a aba "Segunda via de boleto"
  • No menu do site, localize e clique na aba "Segunda via de boleto"
Preencha o campo com seu CPF
  • Após inserir o CPF, clique no botão "Enviar".
Aguarde a geração do boleto
  • O site processará as informações e gerará o boleto automaticamente. Aguarde o boleto ser exibido na tela.
Imprima ou salve o boleto
  • Depois de gerado, você poderá imprimir o boleto ou salvá-lo em formato PDF para pagamento.
Nossas orientações

COMO A FRAUDE PODE OCORRER?

Alteração do código de barras:

Geralmente ocorrem de forma eletrônica no momento da impressão da segunda via, alterando apenas a linha digitável do boleto, permanecendo as demais características do documento.

Assim, com os dados incorretos o dinheiro será desviado para uma conta diferente daquela que deveria recebê-lo.

Esse tipo de fraude utiliza-se de um “programa malicioso” que pode entrar no computador da vítima disfarçado como um programa comum e legítimo, através de:

  • Anexos de e-mail, imagens, fotos, etc;
  • Vulnerabilidades existentes em programas instalados;
  • Mídias removíveis infectadas, como pen-drives;
  • Páginas falsas acessadas por meio de links patrocinados fraudulentos obtidos através de ferramentas de busca como Google/Yahoo;
  • Acesso a páginas Web maliciosas.

Portanto, os softwares não são instalados nos sites dos bancos, pois eles são protegidos e sim na máquina do usuário.

Substituição do boleto por e-mail

Se possuir DDA (Débito Direto Autorizado) e receber mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição do boleto de cobrança, inclusive sob justificativa de desconto, desconfie e contate o Beneficiário (Cedente), pois ao efetuar o pagamento do novo boleto recebido os recursos serão desviados para outra conta, portanto, não haverá a liquidação da obrigação prevista no DDA.

Substituição do documento físico por outro:

Esta técnica não necessita do uso de tecnologia, podem-se utilizar máquinas copiadoras ou scanners. Geralmente o fraudador intercepta o documento original, prepara outro documento e substitui o original pelo fraudado, sem a vítima perceber.

COMO DETECTAR UM BOLETO FRAUDADO?

A detecção da fraude é realizada através da análise visual do boleto:

Nossas orientações

Confira algumas dicas para evitar cair em golpes de boletos falsos:

  • Todos os nossos boletos são emitidos exclusivamente pelo **Banco Itaú**, e a numeração deve sempre começar com **341** (código do Itaú).
  • Verifique o **CNPJ** do cedente no boleto. Ele deve estar preenchido com o **CNPJ da Unimed Vale Novo Paulista**. Se esse campo estiver em branco ou com um CNPJ diferente, trata-se de uma **fraude**.
  • O **Banco Itaú** gera boletos somente do próprio banco. Caso o boleto tenha sido emitido por outro banco, exceto em casos de bancos associados, suspeite. Além disso, sempre confira a **agência** e **conta corrente** informadas no boleto.
  • Compare o valor e a data de vencimento do boleto com as informações presentes em comunicados oficiais ou no site da Unimed Vale Novo Paulista. Qualquer divergência pode ser um indício de golpe.
  • Sempre que possível, evite abrir boletos recebidos por e-mail. Prefira gerar a 2ª via diretamente pelo site oficial da Unimed Vale Novo Paulista para maior segurança.

RECOMENDAÇÕES

Evite realizar pagamentos de boletos recebidos por e-mail sem antes confirmar diretamente com o cedente. Para maior segurança, é recomendado que você gere o boleto no site oficial da Unimed Vale Novo Paulista.

Caso receba ligações ou e-mails solicitando a substituição de boletos já recebidos, **desconfie** imediatamente. Essas comunicações podem ser tentativas de fraude.

Nos boletos da Unimed, o sistema sempre informa o nome e o número **341** do **Banco Itaú**. Fique atento e verifique se a logomarca do banco está correta.

Lembre-se: a emissão de 2ª via de boletos deve ser feita **exclusivamente** no site oficial: unimedvalenovopaulista.com.br/autoatendimento.

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.