Fraude de Boletos
A fraude de boleto é uma prática criminosa em que hackers modificam o código de barras ou a linha digitável de um boleto bancário, redirecionando o pagamento para contas fraudulentas.
Isso geralmente ocorre por meio de vírus ou sites falsos que alteram os dados do boleto sem que a vítima perceba.
Para se proteger, é importante verificar sempre os dados do beneficiário antes de realizar o pagamento, evitar acessar boletos em redes públicas e utilizar programas antivírus atualizados.
EMISSÃO DE 2º VIA DE BOLETO
Acesse o site oficial:
- Para emissão de segunda via de boleto da Unimed Vale Novo Paulista utilize o site oficial: https://unimedvalenovopaulista.com.br/autoatendimento/
Navegue até a aba "Segunda via de boleto"
- No menu do site, localize e clique na aba "Segunda via de boleto"
Preencha o campo com seu CPF
- Após inserir o CPF, clique no botão "Enviar".
Aguarde a geração do boleto
- O site processará as informações e gerará o boleto automaticamente. Aguarde o boleto ser exibido na tela.
Imprima ou salve o boleto
- Depois de gerado, você poderá imprimir o boleto ou salvá-lo em formato PDF para pagamento.
COMO A FRAUDE PODE OCORRER?
Alteração do código de barras:
Geralmente ocorrem de forma eletrônica no momento da impressão da segunda via, alterando apenas a linha digitável do boleto, permanecendo as demais características do documento.
Assim, com os dados incorretos o dinheiro será desviado para uma conta diferente daquela que deveria recebê-lo.
Esse tipo de fraude utiliza-se de um “programa malicioso” que pode entrar no computador da vítima disfarçado como um programa comum e legítimo, através de:
- Anexos de e-mail, imagens, fotos, etc;
- Vulnerabilidades existentes em programas instalados;
- Mídias removíveis infectadas, como pen-drives;
- Páginas falsas acessadas por meio de links patrocinados fraudulentos obtidos através de ferramentas de busca como Google/Yahoo;
- Acesso a páginas Web maliciosas.
Portanto, os softwares não são instalados nos sites dos bancos, pois eles são protegidos e sim na máquina do usuário.
Substituição do boleto por e-mail
Se possuir DDA (Débito Direto Autorizado) e receber mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição do boleto de cobrança, inclusive sob justificativa de desconto, desconfie e contate o Beneficiário (Cedente), pois ao efetuar o pagamento do novo boleto recebido os recursos serão desviados para outra conta, portanto, não haverá a liquidação da obrigação prevista no DDA.
Substituição do documento físico por outro:
Esta técnica não necessita do uso de tecnologia, podem-se utilizar máquinas copiadoras ou scanners. Geralmente o fraudador intercepta o documento original, prepara outro documento e substitui o original pelo fraudado, sem a vítima perceber.
COMO DETECTAR UM BOLETO FRAUDADO?
A detecção da fraude é realizada através da análise visual do boleto:
Confira algumas dicas para evitar cair em golpes de boletos falsos:
- Todos os nossos boletos são emitidos exclusivamente pelo **Banco Itaú**, e a numeração deve sempre começar com **341** (código do Itaú).
- Verifique o **CNPJ** do cedente no boleto. Ele deve estar preenchido com o **CNPJ da Unimed Vale Novo Paulista**. Se esse campo estiver em branco ou com um CNPJ diferente, trata-se de uma **fraude**.
- O **Banco Itaú** gera boletos somente do próprio banco. Caso o boleto tenha sido emitido por outro banco, exceto em casos de bancos associados, suspeite. Além disso, sempre confira a **agência** e **conta corrente** informadas no boleto.
- Compare o valor e a data de vencimento do boleto com as informações presentes em comunicados oficiais ou no site da Unimed Vale Novo Paulista. Qualquer divergência pode ser um indício de golpe.
- Sempre que possível, evite abrir boletos recebidos por e-mail. Prefira gerar a 2ª via diretamente pelo site oficial da Unimed Vale Novo Paulista para maior segurança.
RECOMENDAÇÕES
Evite realizar pagamentos de boletos recebidos por e-mail sem antes confirmar diretamente com o cedente. Para maior segurança, é recomendado que você gere o boleto no site oficial da Unimed Vale Novo Paulista.
Caso receba ligações ou e-mails solicitando a substituição de boletos já recebidos, **desconfie** imediatamente. Essas comunicações podem ser tentativas de fraude.
Nos boletos da Unimed, o sistema sempre informa o nome e o número **341** do **Banco Itaú**. Fique atento e verifique se a logomarca do banco está correta.
Lembre-se: a emissão de 2ª via de boletos deve ser feita **exclusivamente** no site oficial: unimedvalenovopaulista.com.br/autoatendimento.